Projeto Vidro Amigo das Aves

O uso de vidro nas edificações vem se tornando uma tendência forte na arquitetura. O vidro é reciclável, além de ser resistente física e quimicamente, bem como proporciona visibilidade, tornando sua utilização atraente em diversas situações. Porém, caso utilizado sem os devidos cuidados, é também uma armadilha mortal para as aves.

Não devemos nos esquecer de que não é somente o uso de vidro provoca prejuízos à avifauna. A iluminação artificial também é um ponto ao qual devemos nos atentar.

Buscando aliar as vantagens da utilização do vidro na arquitetura à redução do impacto de sua utilização na avifauna do entorno, estamos disponibilizando documentos que tem por objetivo orientar os envolvidos em projetos, construção e uso de edificações novas ou existentes sobre formas a torná-las amigáveis para as aves.

Os documentos são de autoria da American Bird Conservancy – ABC.

O “Projetos de Edificações Amigáveis para Pássaros"  apresenta orientações a serem observadas a partir da fase de concepção dos projetos. Os conceitos apresentados se aplicam a edificações de todo porte.


O Guia de Projeto de Edificações Amigáveis para Pássaros foi traduzido pela Ecoavis com o apoio da Coordenadoria de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais, a partir de sua versão em inglês “Bird-Friendly Building Design”.

Guia de Tratamento de Janelas se destina principalmente aos donos de pequenos imóveis nos quais ocorrem choques e morte de aves, em janelas e outras estruturas em vidro, apresentando soluções que podem ser facilmente implementadas para reduzir ou eliminar estas ocorrências.

Esperamos que a utilização dos guias acima proporcione informações valiosas aos arquitetos, legisladores, construtores, aplicadores de vidros e proprietários de imóveis ou seus responsáveis.

Você também pode contribuir divulgando os Guias na sua comunidade.

Esperamos também que a conscientização e divulgação dos Guias produzam filhotes, motivando a elaboração de novas legislações, estudos e projetos acadêmicos relacionados com o tema. As aves e o meio ambiente agradecem!

A Ecoavis se sente orgulhosa em participar desta jornada.

Edificacoes_amigaveis_passaros_digital c_ISBN.pdf
Bird-friendly-Building-Guide.pdf
Save birds 2017 Portugese.pdf
Vidro amigo das aves

Compartilhe via
Indique a Ecoavis!
Ecoavis Todos os direitos reservados à Ecoavis.
contato@ecoavis.org.br - Belo Horizonte - MG - Brasil