top of page

Ecoavis na Oficina de Planejamento Participativo do Plano de Manejo da RPPN Mata Samuel de Paula

Atualizado: 25 de ago. de 2023


No dia 23 de agosto, a Ecoavis participou da Oficina de Planejamento Participativo para Revisão do Plano de Manejo* da RPPN Mata Samuel de Paula, da AngloGold Ashanti.


Conforme a AngloGold, a RPPN Mata Samuel de Paula ocupa uma área de 147 hectares (aproximadamente 205 campos de futebol) de Mata Atlântica e Cerrado preservados. Ela abriga 510 espécies de plantas, mais de 220 espécies de aves, 45 de mamíferos, 38 de anfíbios e 22 tipos de répteis. Além disso, seis espécies de árvores ameaçadas de extinção estão sob proteção na região.





Nossa presidente, Cláudia Rodrigues, e Amaury Pimenta, conselheiro Ecoavis, marcaram presença para conhecer e dialogar sobre esta ação que teve o objetivos de analisar, quadro por quadro, o plano de manejo. Cláudia comenta:


“Nos foi solicitado apresentar opinião em relação a cada item proposto e contribuir para fortalecer este trabalho, a fim de levantar as necessidades e pontos fortes para um manejo mais sustentável. Entendemos esta oportunidade como uma abertura para levar novos olhares, com a perspectiva de preservação da biodiversidade das aves, priorizando o mínimo impacto ambiental. Somos sociedade civil organizada que busca interagir, gerar conhecimento e sensibilizar. Agradecemos a AngloGold pelo convite para participar conjuntamente dessa atividade.”




*Plano de Manejo é um documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso. (Ibram)



A 4ª edição do Avistavis vai acontecer exatamente em Nova Lima, na RPPN Samuel de Paula. Agradecemos ao Diego Pereira (Gestor do CEA e da RPPN) pelo apoio.




Acompanhe as ações da Ecoavis no instagram


Se você é uma pessoa apaixonada pelas aves, venha fazer parte da única Associação de Observadores de Aves no Brasil! Associe-se!

11 visualizações0 comentário
bottom of page